O Retiro...

...de Silêncio ao Som Sagrado das Taças Tibetanas e Gongos



(Fotos de Meditações nocturnas no retiro de silêncio a 20 e 21 de Julho 2013 em Vila Nova de Famalicão)

Silêncio significa ouvir-se e estar consigo próprio. Quando, acompanhado com o Som Sagrado das Taças Tibetanas e Gongos, a dimensão do Silêncio Interior é potenciado com todos os beneficios inerentes a parar por 2 dias para se ouvir.

Para os principiantes

"Não sei se vou aguentar estar calado 2 dias!" - É a expressão mais pronunciada antes de tomar a decisão em participar.

"Tão fácil que dois dias soube a pouco!" - A frase mais dita por quem já participou. Veja os videos

Não existem palavras para descrever o que é viver "2 dias de Silêncio Interior acompanhado pelo Som das Taças Tibetanas e dos Gongos". Assim, não dizemos mais nada. Só vivenciando.

Regras e Organização do Retiro

Dois dias isolados do mundo, onde o caminho da descoberta no silêncio conduzirá a celebração do "Eu Interior". Uma oportunidade única para despertar os sentidos.

Interagir com os restantes participantes " no silêncio" é desenvolver a autodisciplina e sentido de pertença com o todo.

Quem pode participar neste Retiro de Silêncio?

Todos os maiores de 18 anos. Não existe qualquer outro requisito para participar a não ser desejar o Silêncio Interior.

Quais as regras para participar?

O silêncio é obrigatório durante os dias do Retiro e o uso do telemóvel ou qualquer outro dispositivo eléctrico (por. ex. computadores, radios, despertadores, etc) é totalmente proibido.

Violação do Silêncio

Havendo três repreensões pela quebra do Nobre Silêncio, o participante será excluído da prática.

Nos momentos das meditações com ou sem Taças Tibetanas e Gongos, os participantes devem manter-se sempre em Silêncio.

Onde durmo?

A Quinta dispõe de camaratas para Homens e Mulheres. Não será estipulado o recolher obrigatório, ficando desta forma ao critério de cada um, recolher-se para o descanso (dormida) a hora que entender desde que não incomode os companheiros de camarata. A cama inclui lençol, almofada e manta.

Onde como?

A Organização providencia pão fresco todos os dias, fiambre, queijo, haverá sempre fruta e biscoitos, chá e café. Recomendamos refeições leves e práticas.

Cada participante trará os complementos à comida fornecida pela Organização e cada um dos participantes comerá à hora que entender e quando lhe apetecer no salão principal, em silêncio. O local tem micro-ondas e frigorifico para armazenar e aquecer a comida. A loiça suja deve ser lavada e arrumada por cada participante. Cada participante deve providenciar a quantidade necessária de alimentos para a duração do evento.

E se ficar sem comida?

Deverá providenciar a quantidade de comida para a duração do evento. No caso de algum esquecimento, a organização ajudará na resolução da situação.

O que devo levar?

Para além da comida, produtos de higiene pessoal, toalha de banho e tapete tipo yoga.

Posso ir ao exterior e regressar ao Retiro?

Depois do inicio do Retiro, qualquer saida é definitiva. Não haverá extorno do valor pago.

O que faço ao longo do dia?

Para além das Meditações (que não são obrigatórias), pode trazer livros e papel para escrever. Pode dormir, caminhar pela Natureza, o que quiser desde que em silêncio e que não perturbe os restantes participantes (O uso de aparelhos electricos, é proibido).

Que tipo de Retiro é? Budista? De Privação?

O objectivo é o reencontro consigo próprio! Não é um Retiro de cariz religioso, não há privação, não há regras (horas para dormir, horas para comer) para que cada um descubra por si próprio o que é dedicar 3 dias a si mesmo. Não há privação ou esforços impostos, apenas o Silêncio é a regra para que se possa escutar.

Posso desistir?

Sim, no inicio do Retiro todos os participantes receberão informações sobre o funcionamento e o que fazer se quiser desistir. Em 6 Retiros nunca houve nenhuma desistência.

E se alguém de fora precisar de me comunicar algo urgente?

No dia da chegada cada participante indicará o nome da pessoa do exterior que pode ligar para o numero oficial do evento (que será comunicado na inscrição), a qual deixará mensagem à Organização, que por sua vez comunicará ao participante. Ficará depois ao critério, retornar a chamada.

Posso participar só numa parte do Retiro?

Não. A participação pressupõe a entrada até às 9:00 do primeiro dia do Retiro. Após as 9:30 não é possivel entrar. Não haverá extorno do valor pago no caso de atrasos.

Porquê Taças Tibetanas e Gongos no Retiro?

O Som Sagrado escutado no Silêncio reforça o poder de reflexão de cada um. O programa será divulgado no dia da chegada na certeza que longos periodos de Silêncio estão garantidos e momentos fantásticos com Taças Tibetanas e Gongos.

Mas é um Retiro de Silêncio ou um Retiro de Taças Tibetanas e Gongos?

Ambos. Durante os 2 dias, os participantes estarão em Silêncio Interior absoluto e ao longo do Retiro existirão Meditações com Som Sagrado, incluindo Mantras.

Qual o Horário do Retiro?

Inicio às 9:30 do dia 24 de Março de 2018 (após as 9:30 não é possivel entrar e não há direito a devolução dos valores pagos) e término às 17:00 do dia 25. Quem quiser, pode entrar na véspera entre as 20:00 e as 22:00 horas (acresce 60.00 €). Faremos uma actividade com os participantes que chegarem dia 23 de Março de 2018.

Tenho uma questão que não está aqui respondida

Clique aqui